SUSTENTABILIDADE - O descarte correto do lixo

Lixo: descartando bem, a sociedade só tem motivos pra comemorar.
Na sociedade de consumo moderna, muitas pessoas tiveram mais acesso aos bens de consumo, e, como tal, o aumento de lixo tornou-se muito constante, chegando ao ponto de prejudicar todo o planeta como já sabemos.

É importante compreender que o lixo é um problema crescente. Não se trata simplesmente de comprar algo e descartar a embalagem na lixeira mais próxima. Na verdade, esse pensamento, embora seja imediatamente importante, porque o lixo dispersado no meio ambiente tende a ser um problema de curto prazo, é necessário que se tenha consciência da forma adequada do processo de descarte para que o lixo de hoje não seja a dor de cabeça de amanhã.

RECICLAGEM: DESTINO DE TUDO

Quando você joga o lixo fora, naturalmente existe um destino. Em alguns lugares, principalmente nas grandes cidades, toda uma estrutura econômica começa a partir do momento em que se descartam os objetos no lixo:


Embora essas pessoas vivam, literalmente, do lixo, o trabalho delas pode ser muito mais fácil, em termos relativos, se você, em sua casa, determinar-se a descartar o lixo da maneira adequada, considerando que, se houver espaço e boa vontade, é possível reaproveitar parte do lixo produzido em casa mesmo. Trata-se, como já dito anteriormente, de procurar dar destino (que não o meio) para as embalagens dos produtos comprados, diminuindo assim a quantidade de lixo no fim do dia.

Os resíduos orgânicos podem ser utilizados como adubo, desde que passem por processos específicos, que são um pouco trabalhosos, mas que dá pra fazer em casa mesmo. Ficamos devendo um passo a passo para produzir adubos orgânicos em casa. Esta é uma ótima alternativa, inclusive de economia, já que esse adubo é menos agressivo ao meio ambiente, e pode ser utilizado para a manutenção de plantas nos vasos e nos jardins, bem como no cultivar simples de ervas finas para o consumo pessoal. Chique, não?

Horta vertical, um jeito esperto de saber a origem do que está sendo consumido em família.
Um pouco de dedicação, muita boa vontade e pronto. Um pequeno espaço ocioso pode se tornar em uma fonte de saúde e uma bela terapia ocupacional. Sem falar que o meio ambiente agradece de verdade.

FAZENDO CERTO

Então vamos lá. Para que o lixo seja descartado corretamente, são necessários passos simples, mas que fazem toda a diferença.

Separe sólidos de líquidos: resíduos sólidos são mais facilmente aproveitados, portanto, é necessário estarem separados dos resíduos líquidos, mesmo porque a maioria dos resíduos podem prejudicar as matérias-primas recicláveis dos resíduos sólidos.

Dê atenção aos materiais: que tal colocar papéis em uma sacola, lixo orgânico em outra e em uma terceira, vidro? Ah! Os vidros quebrados devem ser colocados no lixo de forma que não ofereçam riscos, como por exemplo, enrolados em jornais velhos ou dentro de caixas de leite, os profissionais da limpeza pública agradecem.

Classifique: Um grande e pesado pacote pode ser dividido em vários materiais menores, que tanto auxiliam na coleta, quanto permitem uma eficiente seleção dentro dos centros de triagem. Ganha pontos com o meio ambiente quem descarta o mínimo. E quem procura conhecer as cooperativas e empresas que coletam materiais recicláveis.

Proteja: tem ferro no seu lixo? Deixe-os bem expostos. O vidro requer cuidados especiais: envolva os que estiverem quebrados em jornal, papelão ou os coloque em caixas de leite. Proteja os vidros inteiros colocando-os para fora em caixas de papelão ou em sacolas bem folgadas, de forma que se permita ver o material disponível nelas.

Os profissionais da limpeza pública frequentemente são vítimas da má gestão do lixo nas residências, como se pode conferir nesta matéria.
Conscientize-se: pra quê consumir coisas que duram pouco e geram muitos resíduos? Importante mudar o pensamento de maneira a poder consolidar a ideia de que o consumo deverá ser embasado, principalmente, na necessidade e no pesar dos riscos associados às suas consequências. Nada está isolado no planeta, e o lixo de hoje pode ser a destruição do meio ambiente amanhã.

Mudanças simples de postura podem ser o caminho mais eficiente para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento de mecanismos de proteção para o meio ambiente e para a vida na terra como um todo!

Até o próximo post!

@Blog_192001 @Mrsilvioh

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008