CULTURA: 10 motivos pra visitar Paulo Afonso - e um pra não (PARTE I).

Olá pessoal!

já escrevi aqui sobre diversos assuntos, mas nunca parei pra escrever exatamente sobre um tema que eu gosto bastante que é a cidade onde eu vivo, e as que eu já vivi, claro. Comecei por Paulo Afonso (BA), sede do meu último CEP. Bom, esse post é dividido em dois, porque como estou criando ele do trabalho, não vai dar pra ilustrar devidamente. Decidi pedir ajuda ao pessoal do Instagram pra mostrar pra vocês cinco pontos que fazem de Paulo Afonso (BA) incrível, e um que nem tanto. Fico devendo um post com fotos fodásticas da "Capital da Energia". Vamos à lista?

#1 - Paulo Afonso é uma ilha - e no meio do sertão baiano! 

Uma foto publicada por Jamile Bandeira (@ajamilebandeira) em


E por isso tem muito rio, muita praia de água doce e, claro, tem curtição praticamente a semana inteira, se você tem aquele tempinho livre, Basta pegar suas coisas, preparar o ânimo e partir praquele sol incrível. Seja manhã ou tarde, Paulo Afonso-BA não decepciona no quesito tropicalidade.

#2 Paulo Afonso tem cachoeiras incríveis.



Tá certo. A maioria fica em áreas protegidas pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), que, infelizmente, não regulariza e libera essas belezas pra galera curtir. Porém, como todo brasileiro é um povo de edição limitada, o pessoal acha um jeitinho de chegar às melhores, mesmo com um certo risco que, no fim do dia, dá lugar a uma sensação de "valeu a pena!".

#03 Paulo Afonso tem o melhor das culinárias pernambucana, baiana, sergipana e alagoana.



Porque a cidade faz fronteiras com todos os estados supracitados. Não bastasse ter o melhor de cada uma dessas culinárias (e em alguns estabelecimentos, a preços justos), ainda rolam certas misturinhas que são um verdadeiro convite ao pecado da gula. Na cidade ou nos roteiros turísticos, prepare-se para deixar a dieta em segundo plano de vez!

#04 A cidade te surpreende.

Uma foto publicada por Allpappa Doces (@tanabe.ale) em


Em que lugar do mundo você tá caminhando na rua, e, de repente, encontra um cenário semelhante a esse da foto acima? A depender de onde você esteja, fique de olhos atentos e de câmera fotográfica apostos, porque você vai encontrar inúmeros lugares incríveis praquele click que vai fazer geral babar no seu instagram.

#5 Paulo Afonso apaixona.



É um costume muito comum (e muito chique) agendar o casamento na famosa e charmosa Igreja de São Francisco, ou simplesmente "Igreja de Pedra", que fica no coração da cidade. Se sua ideia é casar lá, prepara a agenda e o bolso: é comum que a lista de espera faça os nubentes aguardarem meses para dizer o "sim" nesse maravilhoso cenário e o custo disso é mesmo uma prova de amor, mas com certeza a experiência que já é inesquecível ganha novas cores e contornos quando celebrado naquele espaço. Mesmo quem não casa na Igreja de São Francisco, tem opções a um custo menor e igual sofisticação. Pra quem quer fazer uma cerimônia diferenciada, uma sugestão é o casamento num catamarã nos cânions do São Francisco. Vale a pena!

#6 Paulo Afonso tem um museu incrível.

Uma foto publicada por Fernando Jr (@fjunior1912) em


Lá no Memorial Chesf, espaço onde tradicionalmente ocorrem palestras, cursos, etc. mas que também guarda um acervo maravilhoso de fotos de um dos periodos mais conturbados da história brasileira: a era do governo militar. Além disso tem um projetor  de cinema antigo, vários instrumentos antigos, além de um atlas litografado encomendado pelo próprio Dom Pedro II, em uma edição raríssima. Além disso, a cidade inteira é cheia de monumentos, memoriais, placas que mostram que a cultura paulafonsina é tão vasta quanto as obras que deram origem à cidade. É uma experiência incrível estar lá e sentir-se transportado pra uma época bem diferente da nossa.

#7 Paulo Afonso tem MUITO verde.

Uma foto publicada por Artur Fernandes (@arturfernandes999) em


Em Paulo Afonso, o que não falta é verde. Tem praças alamedas, parques, e tudo em uma área pequena, que o turista pode conhecer quase todos em apenas um dia batendo perna pela cidade,  conhecendo outros aspectos do município. Nesse ponto, Paulo Afonso também dá show de bola em outros municípios que eu conheço. Uma dica válida é explorar os locais pouco frequentados, como a área da CHESF, que dá pra solicitar permissão e conhecer um pouco, além dos cânions e, se sobrar um tempinho, fazer uma trilha básica na Serra do Umbuzeiro.


#8 Paulo Afonso é só sossego. 



Se o lance e desestressar da correria do dia-dia, então Paulo Afonso é o local ideal para isso. Mesmo que você não seja do tipo que curte uma trilha ou rapel, que tal lagartear tardes inteiras numa rede enquanto deixa o Velho Chico enebriar seus sonhos? Se não quiser, pega um catamarã e vai conhecer os cânions, ou então quem sabe, um sorvete na Praça das Mangueiras? Atrativos não faltam, descarte suas desculpas e venha relaxar!

#9 A cidade é um local pra se enturmar e pra ficar em boa forma.



A cidade possui vários grupos que são dedicados à integração e à realização de atividades ao ar livre, como canoagem, trilhas e caminhadas. O turista que passa um tempinho a mais por aqui pode marcar uma trilha com a galera, ou curtir uma bela corridinha pra entrar em forma e conhecer alguns dos melhores espécimes de brasileiros que existem.

#10 A cidade é também rica em cultura.

Um vídeo publicado por Maitê Mello 🎸 (@maitemello_gtr) em


Tem pra tudo que é gosto, porque a região sofre influência cultural de diversos estados, quatro, pelo menos. Um hit do ano é o festival Copa de Vela, que sedia uma competição homônima. Durante quatro dias por ano, a Apolônio Sales, principal avenida da cidade, para e recebe grandes nomes da música nacional, assim como artistas locais de projeção. Já passaram na Apolônio Kid Abelha, Legião Urbana (a nova formação), Lenine, Paula Fernandes e muitos outros. Sempre no mês de setembro o festival acontece e apaixona muita gente.

UM MOTIVO PRA NÃO VIR A PAULO AFONSO

Não tem motivo pra não vir passear em Paulo Afonso. É verdade, em outros posts aqui eu já escrevi sobre um certo probleminha com o lixo nas ruas, mas, pensando bem, que cidade não tem, não é mesmo? Além disso, é importante que as pessoas conheçam esses pequenos problemas e passem para a administração, que poderá desenvolver um trabalho legal no sentido de melhorar essa questão no município. Paulo Afonso é uma cidade rica culturalmente, exuberante e muito bem organizada. Se quiser, e vier, não terá o turista nenhuma decepção. É uma cidade de encher os olhos!

Aguardem a parte II desse glorioso post para conhecer um pouco mais, só que da minha perspectiva sobre o município de PA (para os íntimos).

Todas as fotos que ilustram este post foram tiradas da rede social Instagram. Se você possui os direitos de alguma delas manda mensagem ou deixa nos comentários que será feita análise e remoção.

Até o próximo post!

@Blog_192001 @Mrsilvioh

Comentários