EDUCAÇÃO - Em movimento: curso - "Introdução à Fotografia Digital"

Pense para além das simples selfies. Faça fotos espetaculares, mesmo com seu celular!
Olá pessoal do bem!

Quem nunca quis fazer lindas fotografias, mas sempre esbarrou na falta de bons equipamentos? Antes de mexer com multimídia pro Youtube, sempre tive a impressão de que as minhas câmeras eram medíocres ou que não tinham a qualidade que eu precisava para dar conta das minhas aspirações. Pois é. O tempo passou, as prioridades mudaram e com essa coisa da multimídia, acabei aprendendo que toda câmera é boa se a linguagem também for. Como vocês já perceberam, o audiovisual é minha praia. Entre erros e acertos aprendi muita coisa que agora compartilho aqui, no Blog Monografando, nos meus canais do Youtube, enfim, em vários lugares.

Depois da incursão no evento realizado pela Universidade de Pernambuco, no qual eu participei com um pequeno vídeo "Entenda o Seu Projeto de Pesquisa", o episódio 04 da série "A Construção" do blog Monografando, como vocês podem conferir na divulgação abaixo, uma nova oportunidade apareceu. Dessa vez, para a realização do curso "Introdução aos Princípios da Fotografia digital".



Neste minicurso, vou explorar a minha experiência com o universo da fotografia digital. Só que o enfoque será dado ao uso de câmeras digitais portáteis ou celulares, que possuem uma excelente resolução mas que infelizmente ainda sofrem um pouco com o preconceito que as pessoas possuem ainda contra esse tipo de aparelhos. A verdade é que eles são tão bons quanto câmeras DSLRs ou SLRs profissionais e semiprofissionais, depende apenas de se saber mexer com os seus recursos.

O curso é uma iniciativa do professor Bruno Heim (meu orientador no TCC) e surge como complemento à disciplina Direito Urbanístico do curso de bacharelado em Direito da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Como contrapartida, os educandos do referido poderão realizar melhores captações de imagens do seu espaço urbano e participar de outros eventos do curso.

O curso tem um público específico, mas abre espaço à discussão aqui no blog sobre maneiras de utilização dos recursos que dispomos no nosso dia-dia para contar histórias, expormos a nossa realidade de vida e, em um segundo plano, propiciar melhores condições de expressão e de crescimento pessoal por meio da apresentação de alternativas aos modelos de aprendizagem e de expressão convencionais. Mais novidades por aqui. Lembrando que o curso vai acontecer nesse sábado (26/09/2016) e terá duração de 02 horas.


No programa estão previstas a apresentação dos principais tipos de câmeras fotográficas disponíveis no mercado, técnicas de captação de luz e ajustes por meio de softwares (Photoshop, Lightroom, Photoscape, etc), além de técnicas de enquadramento e enredo (direção) que somarão ao talento natural de fotógrafos amadores, auxiliando-os no processo de criar imagens dignas de suas expectativas.

Conheçam outros projetos, como o  "Cancele o Seu Analista" em que eu tento explorar as possibilidades que uma câmera digital ou uma semiprofissional podem oferecer, além de conhecer o trabalho da banda Enttropia!



Como mencionado, o curso tem uma clientela específica, mas o material de análise e as fotos/vídeos de participação, claro que estarão disponíveis aqui pra download e para apreciação dos mesmos. Em breve no canal do Youtube, uma pequena incursão nesse processo. Espero que todos apreciem. Até lá.

Até o próximo post!

@Blog_192001 @Mrsilvioh


 

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008