Semana "Heróis do Fogo" - Apresentando e tornando-se um Bombeiro.

Acredite: nenhum bombeiro fica feliz ao ouvir essa frase.
Os bombeiros são os grandes heróis da nação. Seu empenho e preparo fazem com que os grandes episódios dramáticos no nosso país e no mundo sejam atenuados. São eles que fornecem auxílio e que permitem que sejam poupadas diversas vidas corriqueiramente nas suas atividades.

Essa semana celebraremos os "Heróis do Fogo", como são conhecidos os bombeiros militares de todo o Brasil, e para tanto, mostraremos sua história no mundo e no Brasil, as suas principais especialidades e como elas são administradas, o seu hino, conhecido como Soldado do Fogo, as grandes tragédias brasileiras, as quais provaram a bravura e o denodo dos Soldados do Fogo e, por fim, apresentaremos como funciona um quartel do Corpo de Bombeiros, facilitando dessa forma a compreensão dos aspectos que envolvem a prestação desse maravilhoso serviço à comunidade!

Confira todas as informações nos posts que serão veiculados entre os dias 25 de junho (hoje) e 02 de julho, dia dos Bombeiros do Brasil. Aproveito para apresentar um pouco do que é a formação e a preparação dos novos bombeiros militares. O vídeo abaixo apresenta momentos registrados entre 06 de janeiro de 2013 e 21 de setembro do mesmo ano, durante a formação do humilde blogueiro que vos escreve. A seguir, explico melhor como se faz para se tornar um Soldado do Fogo.


A HABILITAÇÃO

Para se tornar Bombeiro Militar no Brasil é necessário ser funcionário público, porque a instituição é administrada pelo Estado, e como tal, o mesmo faz algumas exigências. Importante salientar que as informações aqui passadas variam de acordo com o estado e com a instituição (Corpo de Bombeiro), que são livres para estabelecer os prazos do certame.

Na Bahia, estado onde sirvo, as exigências ao candidato que prestará o concurso são até muito simples. Para os candidatos de ambos os sexos, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado; ter mais de 18 anos completos até o dia das etapas práticas do Teste de Aptidão Física (TAF) e menos de 30 na mesma data; precisa ser habilitado pelo menos na categoria B; estar em pleno gozo dos direitos eleitorais (votar e ser votado), apresentando para isso certidão emitida pelos cartórios eleitorais ou pela internet no site da Justiça Eleitoral do Brasil; ter "ficha limpa", isto é, não ter sido condenado em transito em julgado por nenhum crime na esfera estadual (Tribunais de Justiça - TJ) nem federal (por meio de certidão emitida pela Polícia Federal nas suas respectivas delegacias); para os candidatos do sexo masculino é necessário ainda a apresentação de comprovante de quitação de obrigação com as atividades Militares (reservista em dia); ter 1,65m; para as candidatas do sexo feminino, é necessária altura mínima de pelo menos 1.60 e pelo menos 1,60 para as candidatas do sexo feminino.

Cumprindo todos os requisitos, após concurso público, o aprovado é encaminhado a locais pré-estabelecidos e então apresenta os exames médicos e poderá fazer o Teste de Aptidão Física (TAF), que determinará se o mesmo está ou não apto a ser um soldado bombeiro militar. Os testes, na Bahia, incluem Barras (03 repetições), corrida de 2.200 metros, com tempo que varia para ambos os sexos e o tiro de 50 metros, provas de resistência que são adaptativas, a preparação é essencial para que o candidato não se frustre no final do processo.

Confira dicas para a aprovação na segunda etapa:



O CURSO

O Corpo de Bombeiros da Bahia preza pela preparação física e técnica dos seus candidatos. Para tanto, existe a realização do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares (CFSBM), que dura em média 09 meses e é realizado, até o fechamento dessa matéria, na sede do 10º Grupamento de Bombeiros Militares (15º GBM), localizado no município de Simões Filho-BA. Lá, além de hospedagem (opcional), o aluno-a-soldado tem direito às refeições (três por dia), e o acesso às aulas teóricas e práticas que compõem o curso, como no vídeo acima.

O curso de formação vai por à prova tanto as habilidades físicas quanto emocionais do futuro bombeiro. Tais elementos são essenciais por conta da complexidade de informações e de situações em que o bombeiro atua no seu cotidiano. O curso é dividido em dois módulos e no término do primeiro e do segundo, novos testes físicos são realizados.

É um período complicado, principalmente quando o candidato é obrigado a se afastar da família, e mais ainda quando não é militar, mas, mesmo assim, é um período gratificante, onde todos podem aproveitar pra desenvolver as habilidades de socialização e o respeito mútuo. Depois dos nove meses, saem novos profissionais com uma nobilíssima missão. Então, o melhor mesmo é, depois de iniciar o curso, se dedicar ao máximo à formação, não estressar com os pequenos desgostos que o militarismo dá e aproveitar cada minuto, porque no fim, é a fase mais legal de toda a carreira.

CONCLUSÃO

Ser bombeiro é uma missão muito árdua, mas muito importante e gratificante, também, Conhecer pessoas, ajudá-las, compreender a importância da cooperação é a melhor parte do trabalho. O perfil do bombeiro é o mais diverso possível, e a formação revela importantes talentos que nem sempre podem ser descobertos no dia-dia. Entrar na corporação requer esforço, dedicação e garra, mas também habilidade pra trabalhar em equipe, desprendimento para atender ao cidadão e resiliência para encarar os desafios e dificuldades da profissão. No mais, após dominar a identidade de bombeiro, o aluno, na formação acaba incorporando a maioria dessas habilidades requeridas. E isso é muito bom. Na dúvida, segue o conselho que me deram no primeiro mês de formação: "faça o que os outros fazem". Se forem bons exemplos, claro!

PARA IR ALÉM 

Conhecendo o Corpo de Bombeiros pela perspectiva do Corpo de Bombeiros do Paraná, uma das mais respeitadas instituições do gênero. CLIQUE AQUI.

Para identificar melhor o Corpo de Bombeiros com a Defesa Civil Pública, CLIQUE AQUI.

Material excelente sobre o Corpo de Bombeiro, sua história e desenvolvimento ao longo dos séculos na História da Humanidade. CLIQUE AQUI.

Para investigar melhor as condições do concurso, bem como as matérias que caem nele, Conheça o Edital do penúltimo concurso para a Polícia e Bombeiros Militares da Bahia, CLIQUE AQUI.

@Blog_192001 @Mrsilvioh

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008