SUSTENTABILIDADE: SOS - Uma vergonha: Paulo Afonso-BA

"O Boi e a Cobra", escultura na entrada do parque Belvedere, em Paulo Afonso-BA
Olá leitores, saudações.

Vocês conhecem a cidade em que vocês moram? Pois eu acredito que poucas pessoas têm a sorte de viver em uma cidade com tantas belezas naturais como Paulo Afonso-BA e a sua circunvizinhança. Não é à toa que vira e mexe, e o município está em algum doc sobre o rio São Francisco, ou em alguma novela/minissérie global. Pois é. Infelizmente este patrimônio riquíssimo corre perigo. E isso graças... à própria população. Confere aí na matéria!

Uma cidade bonita por natureza.

Paulo Afonso é dessas cidades que você perde o fôlego de conhecer, quando se tem os contatos certos e o tempo suficiente. Pequena, aconchegante, mas de contrastes (sociais e naturais) incríveis. Pessoas originais e gente de muita disposição complementam um cenário que mescla o natural e o artificial. A cidade simplesmente dá um show de bola!

Todos os anos em janeiro tem o Quinta na Praça, o Copa de Velas (em setembro) e muitos eventos culturais o ano inteiro pra distrair a galera. Quer ver mais um pouco? Confere esse vídeo aí e fica cheio de vontade de explorar essa terrinha que acabei curtindo pacas!



A cidade possui uma rede hoteleira bem variada, mas se entrar nos grupos do Facebook, é capaz até de desenrolar um sofá na casa de algum novo webamigo. Não importa como, conheça esta cidade maravilhosa, antes que a ação de pessoas sem escrúpulos nem noção de mundo, destrua todo este patrimônio maravilhoso.

Pintou sujeira.

Pertinho de onde se encontra aquela poesia que vocês viram na foto que abre esta postagem, está um dos maiores flagrantes de desrespeito à natureza e a todos os modelos de construção social sustentável que existem.

Lixo se acumulando ao lado do matagal, nas proximidades do Lago Capuxu, um dos principais recantos turísticos do município. 

Próximo ao "Boi e a Cobra", lixo se acumula ao lado do tronco de uma grande algaroba. Prova da pouca atenção das autoridades.

Destaque para a proximidade do lixo com o caminho por onde os turistas passam para ter acesso ao complexo hidrelétrico e aos principais parques abertos ao público no município. Além disso, os focos de doenças como a dengue e a zika se acumulam no lixo espalhado a céu aberto.

Latinha de energético e entulho de construção. Dois grandes problemas associados à região.
Assim como estes focos foram observados, muitos outros espalhados nos mais diversos pontos do município podem ser visualizados. A população precisa tomar mais consciência de que as pessoas querem conhecer mesmo o município, querem gastar dinheiro e investir nas opções disponíveis lá. Porém, elas precisam ter o mesmo retorno da população local. Conhecer Paulo Afonso ainda é uma excelente pedida, mas todos devem ter consciência de que esse patrimônio precisa ser melhor cuidado.

Muito triste com essa situação, deixo vocês sem dicas nem conclusões, apenas com as imagens para a sua reflexão. Até o próximo post.



@Blog_192001 @Mrsilvioh

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008