HISTÓRIA - A origem do dia da mentira


Olá leitores, saudações.

Se alguém disser pra vocês que o dia da mentira surgiu por causa de Bullying, não se preocupem, porque é verdade. Aproveitando esta que é uma das datas mais festivas no Brasil e no mundo, o 192001 explica bem direitinho pra você como surgiu o Dia da Mentira e como ele se tornou uma data folclórica na Europa antes de viajar pelo mundo inteiro. No final, tem um quizz maroto pra que você escolha a mentira mais cabeluda de todos os tempos no Brasil. Ano que vem, no Dia da Mentira, a gente conta pra vocês o resultado e fala mais sobre ela.

Rei Carlos IX, um opositor do sistema gregoriano de contagem do tempo.
Era uma vez na Idade Média. 

Havia muitas feiras medievais e as pessoas viviam despreocupadamente com um calendário solar que era um pouco diferente do atual calendário. Nesse calendário, o ano novo era comemorado um pouco mais tarde em relação aos nossos tempos, em 25 de março, que marca o início da primavera no  hemisfério norte do planeta. Mas quer saber? Isso não fazia a menor diferença para as pessoas e elas celebravam a data do mesmo jeito. Na corte do rei Carlos IX, em especial, os festejos duravam dias, especificamente a última semana do mês de março, se encerrando em abril, quando o pessoal seguia suas vidas normalmente.

Papa Gregório XIII - Pai do atual sistema de contagem do tempo, com o início do ano marcado no dia 01 de janeiro.

Acontece que a ciência da época, associada com a Igreja, determinou que, para fins de um melhor estudo dos fenômenos naturais e celestes, seria mais interessante que o primeiro dia do ano deveria ser o 1º de janeiro. Isso s deu em 1562 e representou mudanças importantes na vida das pessoas que se programavam à partir deste evento. Bom, a decisão pegou porque  a maioria temia sofrer sanções da Igreja, porém, em especial na corte do Carlos IX, isso não aconteceu, e as pessoas seguiram celebrando as festas do ano novo do 25 de março até 1º de abril.

Isso fez com que os europeus que adotaram a nova data praticassem bullying contra aqueles que eles chamavam carinhosamente de "bobos de março". No dia 1º de abril, eles enviavam às pessoas que comemoravam tradicionalmente o ano novo na darta antiga, presentes nada elogiosos, bem como convidavam-nos para festas e eventos que nunca existiram.

O que era pra ser um ato de violência virou na verdade uma divertida brincadeira e a coisa pegou mesmo na França. Em seguida, os ingleses adotaram na Terra da Rainha a festividade e de lá ela se expandiu para o mundo inteiro! Nessa data, acredito, mentir não é um pecado tão grave assim.

QUIZZ - Qual a maior mentira que o Brasil já vivenciou?

                 
Gostou? Ano que vem tem mais.

@Blog_192001 @Mrsilvioh

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008