EDUCAÇÃO - Cinco gafes que você não deve cometer ao viajar de ônibus


Olá leitores, saudações.

Que todos nós viajamos de ônibus com frequência, isto é um fato. Claro, há quem viaje mais de avião, mas a maioria de nós, mortais, usamos o bom e velho busu. Porém, pra não fazer feio e ficar de boa na fita com as empresas de ônibus, além de não incomodar ninguém na sua viagem, fique ligado em algumas dicas preciosas que selecionamos para que sua viagem seja tranquila - e muito polida.


#1 - BAGAGEM DE MÃO, NA MÃO

Não é chato quando você viaja e tem aquele monte de bolsa no banco do lado? Não seja este o tipo de pessoa que ocupa o mesmo lugar das pessoas de bem. Sempre leve a sua bagagem de mão no colo, ou coloque no recipiente adequado sobre a cabeça. Tal procedimento auxilia até na segurança: na sua mão, as chances de algum item se extraviar ou de ser furtado são menores.

#2 - NÃO SEJA PORCO

Tudo bem que bate aquela fominha na viagem. Mas você não precisa fazer um banquete ao lado de um estranho. Se a fome apertar, opte por comer frutas e comidas leves (até porque o estômago na viagem gosta de fazer surpresas), sempre que puder, hidrate-se e prefira sempre alimentos que tenham pouca embalagem, pois geralmente as empresas de ônibus descartam o lixo em recipientes comuns, sem coleta seletiva. O planeta - e o passageiro ao lado - agradece.

#3 - NÃO SEJA INCONVENIENTE

Quer ouvir música? Fones de ouvido. Quer ler alguma coisa, não precisa estender o livro/jornal/revista no colo do passageiro ao lado. Preocupe-se com o bem-estar de quem está ao seu lado. Utilize a regra de ouro: não faça na poltrona ao lado, o que você não gostaria que alguém fizesse perto de você.

#4 USE O BOM SENSO

Na hora de viajar, lembre-se que algumas coisas não podem embarcar com você. Produtos inflamáveis, explosíveis, químicos tóxicos e alimentos altamente perecíveis não podem ser levados em ônibus comuns, pois precisam de recipientes especiais e, quando não são adequadamente acondicionados podem causar sérios danos à saúde de todos os demais passageiros. Se tiver uma dúvida sobre se pode ou não levar determinada bagagem, consulte a companhia. Se não for possível, não leve.

#5 CHEQUE A SUA POLTRONA

Muitas vezes o ônibus está vago e a gente se joga na primeira poltrona que aparece. Mas convenhamos que é chato quando o comprador daquela vaga vem pedir que o ocupante saia - e com toda razão. Confira o número da sua poltrona que deverá estar impressa na sua passagem e, se possível, nada de ocupar a poltrona do lado se estiver vaga. Caso alguém já tenha ocupado a sua poltrona, peça educadamente à pessoa para checar o número no bilhete, nada de barraco, hein!

Concluindo...

Viajar é muito bom, quando dá tudo certo é melhor ainda. Nada de cometer gafes e demonstrar falta de educação, principalmente quando se está em viagem para conhecer um lugar diferente, ninguém quer deixar uma má primeira impressão! Vale a pena mais uma dica pra gente concluir o nosso passo: cheque rigorosamente o horário do seu ônibus e esteja na plataforma pelo menos 15 minutos antes. Mais vale chegar um pouco mais cedo do que perder o horário.


Boa viagem e até o próximo post!


@Blog_192001 @Mrsilvioh

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008