Sustentabilidade: O mundo pede socorro (soluções práticas)

A palavra de ordem é poupar todo e qualquer recurso!

Todo mundo sabe que as três palavrinhas de ouro que nos salvarão da completa extinção na nossa própria bagunça são: REDUZIR, RECICLAR, REUTILIZAR: Reduzir o consumo de matérias-primas virgens, porque a maioria delas vem dos recursos naturais que são LIMITADOS! Então, se nas suas escolhas você puder comprar coisas que são recicláveis ou já recicladas, excelente; Reciclar é também uma palavra de ordem, nem tudo que você termina de usar tem um fim em si mesmo: reciclar pode ser a solução para uma série de problemas associados à questão ambiental no Brasil e no mundo! É verdade, porém, que muito pouco do lixo produzido em nosso país é reciclado, simplesmente porque, na maioria das vezes, não está em condições de uso (misturado com sujeira, com outros materiais, etc.) ou simplesmente falta boa vontade das pessoas de colocar esse material para a reciclagem. É aí que entra em cena a terceira palavra: reutilizar. Todo mundo pode utilizar sem problemas, aquela sacolinha do supermercado pra jogar o lixo fora (e assim evitar comprar sacolas próprias pra isso), um pote de margarina, etc.

Bom exemplo que descobri (por acaso) aqui em casa se deu quando o meu xaxim (aquele pratinho que fica embaixo dos vasinhos de planta) quebrou misteriosamente, apesar de ser de plástico. Bom, acontece que a gente tem aquele outro projeto ecológico de recuperação de solos, porém, sem xaxim não dá, porque o vasinho (mostro depois o resultado) encontra-se em cima da minha mesinha, imagina só o molhado. Porém, como todo frequentador de academia, mensalmente a gente compra proteínas e suplementos.

Um xaxim quebrado = problema; uma tampa de Whey Protein = solução
Pois bem. Com meu xaxim quebrado, o processo de umedecer a terra e dessa forma, favorecer o crescimento de algo lá (porque sinceramente eu acredito que aquele solo ainda tem recuperação, apesar dos pesares), torna-se comprometido. De todo jeito, passando as vistas pelo quarto, lembrei de um pote de Whey que estava indo pro lixo e já me veio aquele insight: por que não utilizar a tampa do pote de Whey como xaxim?

Apresentando: um xaxim em potencial.
O resultado, pasmem, saiu melhor que a encomenda. Apesar de não suportar tanta água quanto um xaxim convencional (mesmo porque água acumulada, em tempos de dengue, chikungunya e zika, sempre é bom evitar ter em casa criadouros do Aedes Aegypti), porém, como utilizo uma quantidade controlada de água, e a planta que estiver crescendo lá vai consumir parte dos líquidos, também, não custa nada admitir que foi uma excelente solução.

Reutilizar: no exemplo, algumas gramas de plástico não foram para o meio ambiente.
Um pequeno passo, porém, algo que já dá pra ter uma ideia muito legal do processo de proteção do meio ambiente. Dica: instrua as crianças a ter em mente que o consumo precisa ser responsável, do contrário, a vaca vai pro brejo e, leitor, não se iluda, nós vamos juntos!

Se você ainda não se convenceu da importância da reutilização, veja excelentes argumentos no Programa Horizonte Debate, que em 2013 produziu um vídeo tendo como enfoque a reutilização do lixo, uma iniciativa vital na atual conjuntura em que vivemos:


Terminando aí, se curtiu, segue o blog nas redes e aproveita pra conhecer o canal também. Até o próximo post!

@Blog_192001 @Mrsilvioh

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008