Serrado sim, Caatinga também!

No Nordeste, a Caatinga pede socorro contra as queimadas.

Como vocês sabem, o Serrado brasileiro, espaço de vegetação riquíssima e local de nascente do nosso amado rio São Francisco tem enfrentado o problema das queimadas, algo que anualmente já acontece por lá, mas esse ano tem o agravante de que a região passa por uma das maiores secas (escassez de chuvas) da década. Tem sido relatado por populares aqui na região que a atual seca é comparável à seca que aconteceu na década de 1930, a qual fez padecer o país inteiro, mas principalmente a região Nordeste, onde as calamidades desse tipo de fenômeno natural é quase uma instituição.

Vítimas da grande seca de 1877, no Nordeste. Estima-se que a seca atual já tenha atingido proporções maiores.
Críticas políticas à parte, este post tem um objetivo, o de lembrar que a Caatinga, assim como o Serrado, também tem enfrentado problemas sérios relacionados à questão das queimadas. É verdade que em muitas regiões, a vegetação nessa época do ano é muito rala e os pequenos focos de incêndio que surgem, logo são apagados por falta de combustível. Entretanto, especialmente nas áreas pouco exploradas, é comum que haja ainda muita vegetação, especialmente de xerófilas, que é muito propensa ao fogo, e, quando ele se instala, muitas vezes o mesmo rastro pode seguir por vários quilômetros. E o pior: sem que haja uma intervenção. As pessoas tratam a caatinga como um bioma de segunda.

De passagem pelo município de Petrolina-PE eu presenciei, da janela da van, um desses focos de incêndio:

Incêndios, na sua maioria, resultado da relação problemática entre o homem e a caatinga.

Além de destruírem o meio ambiente, as queimadas ainda diminuim a visibilidade nas estradas, aumentando o risco de acidentes de trânsito.
Depois de uma certa hora não dá mais para fotografar porque a fumaça simplesmente impede de identificar qualquer coisa. Focos de incêndio como esse são comuns. Mesmo à noite é possível ver que eles são muitos e constantes, já que conseguem diminuir e muito a visibilidade na estrada. A caatinga é o lar de diversos animais e plantas, as quais precisam ser preservadas para a posteridade.

Bom, como sempre, eu sempre deixo uma dica cultural sobre o tema apresentado em cada post. E a dica é super direta e didática. Confere aí esse slide sobre a caatinga, que tem um milhão de informações para abrir mesmo a mente mais hermeticamente fechada!

Boa leitura!


@Blog_192001 @Mrsilvioh

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008