Bom dia pessoal.!
Vocês conhecem/conheceram as Dzi Croquettes? Não? Pois deveriam. O grupo de teatro que revolucionou o mundo e depois o Brasil em plenos anos de chumbo na República das Bananas é simplesmente sensacional. Eles mostraram como a música, a dança e o teatro podem coexistir e, mais que isso, se engajar politicamente em causas que transcendem a própria política.
Elas eram feitas, como os croquetes, de carne. Nos anos de 1970, o grupo dirigido sob a competentíssima mão de Wagner Ribeiro e Lennie Dale, o grupo montou o espetáculo, em 1972, chamado "Gente Computada Igual a Você". Irreverentes, desobedientes, engraçados e sérios, ao mesmo tempo, o grupo despontou na Europa, especialmente em Paris, e tem como madrinha ninguém menos que a inesquecível Liza Mineli.
Pois bem. Por que as Dzi Croquettes são importantes? Porque naquela época eles ousaram contestar o regime, transformaram a loucura militar em uma loucura nonsense e com isto, tornaram-se o primeiro grupo a ser um hit no Brasil. Mostraram que não importa bem o que você é, nem onde vai, nem o que faz, para ser original, inovador, inspirador. Grandes nomes do teatro e televisão brasileira são confessos admiradores do grupo, que dublava, cantava, dançava, interpretava e vivia como uma trupe errante: todos em uma casa, sob a tutela de uma governanta.
O grupo foi homenageado em 2009 com um documentário comovente, revelador, delicioso e muito esclarecedor dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez, que conta como as Dzi Croquettes surgiram, quem eram, o que foram, e como terminaram. O documentário conta com nomes importantes da cena cultural brasileira, como Miguel Falabella, Nelson Mota, Gilberto Gil, Marília Pera, Claudia Raia dentre outros.
Se você quiser conhecer mais, recomendo o maravilhoso documentário, que está completinho no Youtube:
@Blog_192001
@Mrsilvioh
Comentários
Postar um comentário
Preciso ler antes de publicar.