ENEM 2013 ou a redação que ninguém pediu (DIA II - MAIS BÔNUS: GABARITO SIGMA DIA I - PROVA ROSA)


O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM não me surpreendeu em nada. Daqui a pouco saem os gabaritos extraoficiais (No final do post tem o gabarito de ontem e, mais tarde, espero conseguir com a equipe do Sigma, o gabarito de hoje), e o que fica dessa edição são dois sentimentos distintos: a alegria de saber que, ao que parece, deu tudo certo com a prova, isto é, não houve desvio nem erros nem fraudes; o segundo é de decepção.

O tema da redação era muito raso (As consequências da lei seca no Brasil, ou coisa assim), o que pegou de (má) surpresa aqueles que se prepararam para algo mais sério. Realmente, nesse quesito, o ENEM precisa ainda amadurecer - e muito.

Ótima prova de Português. Ensinou aos alunos que, sem uma boa bagagem - não apenas de gramática - não se chega a lugar algum. Muitos textos, como o esperado, e quase nenhuma gramática. Esse ano foi muito bom.

Matemática nem comento, porque não tenho a competência para isso. Quem quiser, deixa aí nos comentários. Já conferiu o gabarito de ontem? Chega junto. Mais tarde sai o de hoje! Boa sorte!

Créditos: Sigma Concursos (Serra Talhada-PE)


@Blog_192001 @Mrsilvioh

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008