A prosapoesia fantástica de Jessier Quirino


Pra mim, Jessier Quirino é  último dos grandes poetas nordestinos vivos. Se não é o último, conheço poucos que, como ele, conhecem a realidade nordestina e, com tal propriedade, conseguem colocar tudo em palavras. Não é tarefa fácil. Acreditem. Já tentei. Suas poesias têm um forte incomum: a perspectiva da realidade nordestina e sertaneja de um modo geral, a partir do pontos de vistas completamente diferenciados: uma lata  d'água, uma cumeeira de uma casa antiga, o matuto (sempre). É simplesmente delicioso ler suas poesias, e mais ainda, ouvi-lo a declamá-las. Se você mora aí pela Paraíba e tem show do Jessier por perto, não cometa a besteira de não ir. Pra nós, que infelizmente estamos longe, resta curtir pelo Youtube.

No site oficial do autor, além de uma pequena biografia, estão expostas fotos dos eventos e dos locais em que ele se apresenta, tem um mural delicioso, com um dicionário nordestino, notícias de imprensa e links para as comunidades oficiais do autor pelas redes sociais. Tem também no mesmo site, uma seção com todos os livros, bem como CDs que o poeta lançou, tudo com um layout que faz clara rewferência à arte e à cultura sertaneja, sempre presentes nos seus trabalhos.

Destaque eu dou pro lançamento último do autor, o livro Berro Novo (imagem), que tá lá, em flash pra todo mundo folhear (ele é dos nossos!). A publicação da editora Bagaço tem a marca do poeta, do começo ao fim, tornando o material um primor editorial. E você pensa que é caro? Nada. O livro tá com um precinho bem convidativo no site da editora, que se destaca justo por este perfil mais popular nas suas edições (o Brasil agradece).



Pesquisando no Youtube, descobri um show completo (que baixei) do autor. Vale a dica pra quem quiser conhecer todo o universo de Jessier! Fica a dica!

Silvio.
Jessier Quirino - Show completo

INSTAGRAM FEED

@ricardandrade2008