Paixão



Ok. Este post foi publicado na páscoa. É uma data importante e falar de paixão nesta época do ano realmente é uma ótima base de meta dados para o blog. Mas, mais que isso, na verdade, hoje eu gostaria de falar sobre paixão. Sabem, há muito tempo que venho pensando em escrever algo, sobre. Mas o tema é delicado e envolve mil em uma colocações das mais românticas às mais desiludidas, sórdidas, realistas, sofridas, alegres... em fim, paixão é paixão em qualquer lugar data, contexto e situação.

Voltando ao meu link com a páscoa. Acho que se Jesus nos visitasse hoje, em forma de pessoa, vivesse como pessoa e não como Deus, certamente conheceria – como conheceu – a nossa capacidade incrível de não reconhecer a paixão quando a temos nas mãos. E eu não me refiro à paixão como denotante do amor, nem como prelúdio ao sexo. Paixão é força, é reconhecimento, é ação. Paixão não se circunscreve num único patamar de coisas, mas em TODAS as coisas as quais investimos com determinação a nossa força transformadora.

Apaixonar-se pode ter um amplo espectro de entendimento. As coisas não são tão complexas em paixão quanto a gente imagina que sejam. Se você algum dia sentiu, em qualquer situação, o seu peito queimar, seus olhos perderem a direção, sua respiração ofegar e uma admiração constante e impulsiva por um talento, pessoa ou lugar, pode acreditar, caro leitor, alguma vez na vida você se apaixonou. Paixão é como uma explosão: quando acontece é fulgurante, brilha, demonstra-se, não se esconde. Qualquer pessoa apaixonada transpira paixão – e é nesta expressão que melhor se tem o efeito desta reação emocional no ser humano. Nascemos para nos apaixonar então, invariavelmente, nos apaixonamos.

É natural que associemos paixão com amor, porque é este outro sentimento, um sentimento latu, isto é, não é cabível em uma coisa só, mas pode estar em QUALQUER coisa ou pessoa. O amor e a paixão podem ser complementares, mas não adianta tentar viver eternamente em estado de paixão, ela precisa morrer para, ou ficar amor em seu lugar ou a indiferença. A paixão requer muito de nós e se vai muito fácil – é da sua natureza ser assim. A paixão sempre acaba.

Você não deve ter medo de se apaixonar. Como uma gripe, algo que vai te despertar este sentimento circula no ar e é mais contagioso em ambientes fechados onde tarefas e pessoas podem ser um poderoso agente hospedeiro.

A páscoa apenas mostra a maior espécie de paixão que já existiu: a maior do mundo, a que foi pelo mundo. Cristo nos deixou esse valor no seu momento de agonia. Mostrou o que se apaixonar realmente significa, porque nos amou não tanto como a si mesmo, mas mais do que a si mesmo. Paixão é renúncia, mas não a renúncia pela renúncia. É o oxigênio que alimenta o não apenas o motor criativo dos poetas, mas também a febre dos inventores, a criatividade dos artistas. A paixão é tão natural no ser humano como o próprio ato de respirar e mesmo a ausência de paixão é uma paixão por algo.

Você já se apaixonou hoje? 

Sílvio
silvio.superboy@gmail.com

Madonna - Like a Prayer (Sticky & Sweet Tour Version)

Comentários

  1. Eu acho que você, Ricardo, é muito hipócrita em dizer essas coisas. Sinceramente. Você não respeita nem religião, nem ninguém. Eu acho que você é muito covarde, deveria ter ficado em Petrolina, do contrário, porque abandonou a faculdade e se mandou pra outra cidade. Não recomendo a niguém a seguir seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi "Amigo" Oculto.
    Cara, não devia nem publicar o seu comentário, mas sinceramente, acho que você é mesmo muito baixo por publicar isso no meu blog. Sim. Eu saí de Petrolina. É uma cidade, não uma prisão. Depois, se eu saí, foi por motivos que competem somente a mim, não tem porque você querer julgar isso, muito menos expor seu julgamento em público. Eu saí daí (supondo que é de Petrolina que você está lendo isso)e pronto. Se você sente tanto a minha falta, por que não vem à Paulo Afonso?
    Depois, "amigo", mostra a cara. Você não precisa se esconder de mim, não. Vc deve ser mais um dos idiotas que me querem ter por Judas... posso fazer nada, só dizer que espero REALMENTE que, assim como eu fiz, vocês possam evoluir e mudar o pensamento de vocês.
    Ademais, continuem lendo o blog, assim vocês podem aprender em quem eu acredito ou não, e até umas coisinhas que eu sei que vão levar pra vida. Só isso. Abraço e até seu próximo comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Preciso ler antes de publicar.